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DANELECTRO/SILVERTONE

ESTE MÊS MARCUS RAMPAZZO VAI MOSTRAR QUE, ÁS VEZES, UM INSTRUMENTO BARATO PODE SER CONSIDERADO UM CLÁSSICO.

Não existem dúvidas de que Nathan Daniel (1912-1994 ) foi um dos grandes inovadores no mercado de instrumentos musicais dos anos 50 e 60 nos Estados Unidos. Embora a sua Danelectro Company fosse reconhecida por fazer instrumentos relativamente baratos para estudantes, Mr. Daniel jamais poderá ser considerado um mero copiador dos instrumentos "melhores" ou " mais caro " , de outros fabricantes. Entre outras coisas, Nathan Daniel foi o pioneiro na introdução de um amplificador com trêmolo, primeiro no baixo elétrico de seis cordas (Long Horn 1959), depois na guitarra elétrica de 12 cordas (Bellzouki 1961), e na citara elétrica (Coral Sitar 1967, vide matéria na COVER GUITARRA 31).O grande trunfo comercial de Daniel era que a Danelectro Company tinha um contrato de fornecimento e distribuição dos seus produtos pela Sears & Roebuck, o que possibilitava ao musico encontrar os instrumentos em grandes magazines. Os instrumentos eram vendidos com a marca Silvertone, embora isso não significasse que todas as guitarras Silvertone eram feitas pela Danelectro ( alguns modelos da Silvertone, principalmente as hollowbodys, eram feitas pela Kay).

Os dois modelos mais populares sob a marca Silvertone apresentava uma inovação .. O estojo já vinha com amplificador todo valvulado , alto falante Jensen de 8 polegadas, vibrato e entrada para microfone e instrumento... Tudo embutido! As guitarras, baixos e amplificadores Danelectro eram relativamente baratos quando novos e também altamente funcionais. Milhares de guitarras iniciantes começaram a tocar estes instrumentos nos anos 50 e 60, dentre eles o próprio Hendrix!


Aspecto Interno da Eletônica

O mais curioso de tudo é que muitos deles continuaram a usá-los, não porque tinha os preços mais acessíveis, mais porque realmente gostavam deles. Como exemplo, posso citar Jimmy Page (que usava os modelos 3021, com dois captadores), George Harrison, Tom Petty Bob Dylan, Joe Perry, Arlen Roth, e no Brasil André Christovam, que, provavelmente, foi o primeiro a usá-las por aqui. O que me deixava curioso era descobrir o que eles viam de tão especial nestas guitarras de aparência tão estranha, que á primeira vista pareciam mais um brinquedo do que uma guitarra convencional... Vocês querem saber a resposta?

 

1) As guitarras possuem um timbre único na hora de se tocar slide, por causa do seu "nut" de alumínio, da escala flat e dos originais captadores lipstick (batom), onde realmente eram usadas tampas de batom (compradas em uma fábrica de cosméticos)!!!


2) Seguindo o principio de Nathan Daniel - que dizia que as guitarras tinham de ser populares - forçosamente eram utilizados materiais baratos em sua construção, exceto na parte eletrônica, que era blindada com folhas de latão e potenciômetros CTS (o que reduzia quando ligado e não tocado).


Vista do corpo do instrumento


3) Corpo em Masonite (conhecido no Brasil como Eucatex) com reforço interno de Poplar
4) Braço com escala em rosewood com o tensor fixo ( o que faz com que o instrumento, acreditem, nunca empene);
5) Acabamento lateral feito com papel de parede branco (lavável).

6) Tarrachas Kluson (series U -1 e U-2), depois feitas pela própria Danelectro e que deixavam a desejar.


Parte Eletrônica Blindada

7) Knobs duplos, que regulavam o volume e a tonalidade de cada captador (isso logo depois foi copiado pela Fender nos contrabaixos Jazz Bass em 1960).
Os modelos presentes nas fotos desta matéria (preta=U2; preta com escudo branco=3011; clara=U1)mostram que instrumentos baratos podem se tornar objetos de desejo por parte dos amantes vintage.


Repare nos Knobs Duplos

Basta que tenham sido feitas de modo a proporcionar algo raro nos instrumentos modernos : personalidade !

 

Um abraço

Marcus Rampazzo


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