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FENDER STRATOCASTER 2ª FASE (59-65)

Nesta edição vamos abordar a chamada 2ª fase da Fender Stratocaster, que compreende os anos de 1959-1965.

Este período, conhecido como Pré CBS com escala em Rosewood (jacarandá), começou quando o braço original - feito de uma única peça de maple - foi temporariamente trocado pelo convencional, com duas peças (two pieces ) com a escala em Rosewood. Embora esta significativa mudança tenha afetado a Strato, outro modelo da Fender - a Jazzmaster - já era construído com a escala em Rosewood colada no braço de Maple desde julho de 58, quando foi apresentada na NAMM daquele ano. A Jazzmaster foi a primeira guitarra da Fender a ter esta característica. O maior motivo para esta mudança foi que Don Rondall e a divisão de Fender Sales Inc.(Departamento de vendas ) queriam que um numero maior de músicos usassem as Strato. Os distribuidores tinham diferentes opiniões a respeito de conciliar as inovações do instrumento com as diretrizes de marketing. Exemplo: os distribuidores diziam "Todo mundo esta usando guitarras com braços em Rosewood. Porque nós não podemos também ter uma? ".


Como a Jazzmaster já possuía esta característica , decidiu-se que toda a força de venda seria direcionada a ela, transformando- a numa top line que viria a conquistar uma nova faixa de usuários . Outro motivo foi que, naquela época, a Fender não possuía o acabamento em polyester para o braço e a laca (nitrocelulose) no Maple neck se desgastava muito rapidamente, deixando a madeira desprotegida. Com isso, o suor e a sujeira penetravam na madeira clara, tornando-a muito vulnerável e com um aspecto visual muito feio ( a ponto de incomodar o próprio Leo Fender, que ficou espantado ao ver, na TV ,um de seus modelos com a escala bem maltratada e suja na mão de um musico ). Detalhe curioso: também o case - que era feito de tweed - acabou sofrendo alterações .

Como ele sujava com facilidade, veio a ser substituído pelo Brown Tolex e, logo em seguida, pelo White Tolex., até que em 1964 apareceu a ultima variação , o Black Case com o logo de metal. De julho de 1959 até novembro de 1965, os apontamentos básicos da Stratocaster podem ser sumarizados como:
1.Braço em duas peças com 21 trastes com a escala feita em jacarandá (brazilian rosewood, a melhor madeira em termos de ressonância) colocada sobre o maple.
2.Headstock pequeno (soleta no estilo original).
3.Logotipo Fender antigo (o famoso 'Spaghetti logo') que foi descontinuado no outono de 1964, quando o novo logotipo de transição foi introduzido.
4. Tarrachas Kluson banhadas a níquel, agora com os dizeres Kluson de luxe em faixas separadas .
5. Quatro parafusos para a montagem do braço ligeiramente diferentes dos usados nos modelos 1954 - um pouco mais compridos e com rosca em todo o parafuso.
6.Ajuste do tensor Truss Rod no final do braço, como nos modelos dos anos 54 até 59.


7. Bloco do vibrato igual aos modelos anteriores, separado da base e feito em duas peças (uma sustentando os saddles e o outro o inertia block ), fixado por três parafusos do tipo phillips.
8. As selas de aço banhada a níquel com as estampas Fender Pat. Pend.
9. Escudo feito em três partes (branco- preto -branco ),conhecido como 'sandwich de plástico laminado', construído porque os " single- layer" ficavam empenados em alguns modelos. Nesta fase, passaram a ser usados onze parafusos - ao invés dos oito- para fixar o escudo no corpo da Stratocaster . Estes escudos com o tempo, ficaram com uma coloração esverdeada, fazendo com que colecionadores fiquem sonhando com o greendish pickguard.
10. Três pick- ups com bobinas single coils com os pólos estagiados, isto é, com uma variação de altura para que as cordas, principalmente D e G (Ré e Sol ), tivessem o volume equilibrado quando comparado ás outras. Tudo isso por causa do pick - up ser reto e a escala curvada em 7.25 em raio.
11. O corte do corpo (o famoso Confort Contoured Body) bem mais acentuado e com o relevo de trás mais curto.
12. O acabamento em nitro cellulose ( nos modelos pintados no estilo sunburst ) teve o acréscimo do vermelho entre o preto e o amarelo, o que as tornou Tri- Tone S/B. Lembram-se da Fender do Stevie Ray Vaughan e a do Rory Gallagher?
Outro detalhe curioso: nestas guitarras, a cor preta lembra muito mais um marrom escuro. Por isso, uma grande dica para quem for comprar uma Fender vintage é verificar se a pintura é original ou não. Após a confecção do preto, era colocada uma camada de verniz clear, que com o passar do tempo, ficava amarelado, dando assim este efeito tão original. Nem mesmo os modelos feitos pela Fender hoje em dia conseguem duplicar este acabamento primoroso, feito há muitos anos atrás, tanto nas Two- Tone como nas Tri- Tone..
Estas são as principais características das Fender Stratocasters do período 1959-1965. Agora, existem diferenças entre a espessura da fatia de Rosewood usada nas primeiras- que eram mais espessas - e foram apelidadas como slab board, devido a grande quantidade de madeira. Isto durou até julho de 1962, quando a Fender decidiu optar por uma camada mais fina de madeira.
Para mim e para os muitos aficcionados por estas maravilhas, as Fenders Strato do período de 1954 são 'o dia' e as do período 1959 em diante são 'a noite'.

Um abraço a todos e até a próxima !

Marcus Rampazzo
Vintage Guitar

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