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MARTIN 000-28

Martin 000-28 1930

Este mês, volto a falar de novo sobre violões. Escolhi um instrumento que considero muito especial, cada vez mais procurado e que se valoriza cada vez mais. Trata-se do Martin 000-28. Apesar do modelo D ( Dreadnought) da Martin ainda ser o padrão em popularidade no mundo graças ao seu grave extra e ao seu volume , muitos músicos consideram o modelo 000 , que é um pouco menor, mais bem balanceado e equilibrado em relação as cordas graves e agudas. Em relação ao padrão de acabamento, que leva em conta o tipo de madeira e a ornamentação utilizada , o designado estilo 28, sempre foi, desde sua introdução em 1874, um dos mais desejados.Talvez essa soma de características seja o ponto de partida para o sucesso deste instrumento.Por volta dos anos 30, o estilo 28 designava instrumentos com o corpo em rosewood, trabalho de marchetaria em branco e preto em volta do soundhole (a boca do violão ) e o tampo em spruce maciço, com acabamento natural, apesar do catalogo de 1935 oferecer , sob encomenda especial acabamento do tampo em sunburst.

Martin 000-28 1934

 

A escala era em ébano com trastes em níquel. O escudo ( pickguard) era de plástico imitando tartaruga, o que era padrão para toda a linha Martin. Mas talvez a principal característica do estilo 28 pre-war , ou seja anteriores a 1945, é o reverenciado friso Herringbone.

Detalhe do Herringbone

Lançado a partir do modelo 21 no inicio do século passado, nada mais era do que uma tira de madeira em marchetaria ( pequenos pedaços de madeira fazendo um tipo de mosaico) que era feita a mão na Alemanha e depois colada em toda a borda do tampo como acabamento. Como existe uma adoração por parte dos fãs dos violões Martin pelos instrumentos fabricados , antes e durante a Segunda Grande Guerra, o termo herringbone se tornou um termo quase místico. Assim os modelos estilo 28 feitos antes de 1947 são normalmente chamados de Herringbone, como acontece com as Les Paul de 1958,59 e 60 , que são chamadas de simplesmente de Sunburst.

 

Martin 000-28 ECB Modelo Eric Clapton

A Martin usou o padrão Herringbone em todos os estilo-28 até 1947 e a partir daí passou a usar um acabamento mais simples de plástico preto e branco. Só retornou a usar o Herringbone em 1976 em reedições. Quanto a construção e ao tamanho do corpo , o 000 era o terceiro em tamanho no catalogo de 1935 , maior que o 0 e o 00 e menor que o D ( dreadnought ).

Martin 000-28 H Reedição do Modelo Herringbone

O modelo 000 apareceu pela primeira vez em 1902 e foi o maior Martin até a introdução do modelo D ( oficialmente a Martin lançou o tamanho D em 1931, apesar de já ter construído dreadnought para a Oliver Ditson & Company em 1917).Outra característica importante nesses Martins, é o numero de trastes livres , ou seja , até a junção com o corpo.

Até 1934 , a maioria dos violões Martin tinham 12 trastes até a junção, mas desde 1929, ja trabalhava nop projeto do braço de 14 trastes a pedido de Perry Bechtel , que tocava banjo e estava acostumado com a escala maior. O instrumento projetado para Bechtel , era na verdade um 000-28 adaptado com um braço de 14 trastes e que a Martin batizou de OM-28 , sendo OM de rchestra Model. Este modelo entrou em linha logo a seguir , continuando o 000-28 com 12 trastes livres.

No final de 1933, a Martin parou de fazer o 000-28 com 12 trastes e o OM-28, passou a ser designado como 000-28. A única alteração , foi que a escala original de 25.4"da serie OM , no 000 passou a ter 24.9". Entre 1934 e 1947 foram produzidos 1.191 violões 000-28 herringbone. Atualmente a Martin produz reedições desse modelo , inclusive um com a assinatura de ninguém menos que Eric Clapton (000-28EC) , que possui um modelo 000-42 (o padrão 42 é mais ornamentado e possui acabamento em madre-pérola) e um 000-28, e faz questão de afirmar que trata-se do melhor violão que ele já tocou. Alguém discorda ?

Um abraço e até a próxima

Fernando Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
Vintage Guita
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