Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links

Guitarras dos Beatles

Rickenbacker 325 - John Lennon

Enquanto estava em Hamburgo, Lennon notou "Toots" Thielemans tocando em uma boate com uma Rickenbacker.Esta guitarra com um som altamentepeculiar e aparência única capturou imediatamente a imaginação de Lennon, propiciando a sua compra pela 325.Esta era um modelo 3/4 de escala em um acabamento natural com 4 botões de controle, 3 captadores e um escudo de acrílico dourado uma guitarra muito rara, uma das oito feitas em 1958. Logo após a sua compra, Lennon mudou o cordal original da fábrica Kaufmann Vibrola por uma Bigsby. Futuras modificações seguiram-se - a mais notável foi uma nova pintura preta, cortesia de Jim Burns em Londres, pouco antes das primeiras sessões do primeiro álbum da banda, Please Please Me. Em 1964, a Rickenbacker presenteou Lennon com uma nova, Jetglo (preta) 325 pela qual tinha um corpo mais fino, uma soleta menor, um duplo escudo branco, um quinto botão adicional de controle e um novo estilo de remolo chamado Ac'cent Vibrato.

 

 

Rickenbacker 425 - George Harrison

Harrison comprou esta Rick branca e preta, com um só captador, enquanto estava em férias nos EUA em Setembro 1963.Ele usou-a durante as sessões do LP With the Beatles e nos shows de natal do Reino Unido exibidos naquele ano. George retirou-a seu set de guitarras, por este instrumento possuir só um captador. Segundo pesquisas, George mandou acrescentar outro captador, sendo este o motivo da compra do modelo 450.


 

 

 

 

 

Rickenbacker 360/12 deluxe - George Harrison

Durante a primeira visita dos Beatles em Nova York em Fevereiro de 1964, o presidente da Rickenbacker, F.C.Ha1l, ofereceu a Harrison um novo modelo Fireglo 12 cordas, o segundo já feito de toda a linha, com 2 captadores D'Armonds, frisos laterais nas bordas na frente e atrás do corpo, (inclusive na escala), e com marcações em formato de triângulo. Esta foi a primeira 360/12 que a companhia produziu, tendo as cordas oitavadas depois das graves (isto é, quando tocadas de cima para baixo ). Harrison usou-a pela primeira vez em You Can't Do That e isto veio a ser a maior caraçtetística sonora dos Beatles em 1964. A sua maior aparição foi no f1lme A Hard Days Night, onde Harrison toca a maior parte das músicas deste LP. Ele adquiriu um outro modelo chamado de new model (com as bordas arredondadas no tampo) e o cordal na forma de R. Este modelo foi usado com grande efeito com o capotraste no 7 traste em If I Need Someone, no LP Rubber Soul.

 

 


Rickenbacker 4001S

Quando o presidente da Rickenbacker F C Hall conheceu os Beatles em fevereiro de 1964, entre a variedade de instrumentos ele mostrou para os FabFour um baixo 40018, em que McCartney experimentou mas preferiu ficar com seu baixo Hofner, que pesava menos. Isto foi oferecido novame~te a ele na turnê do Hollywood Bowl no verão de 1965, ele aceitou o presente e logo colocou em uso pela primeira vez na música Nowhere Man e em Think For Yourself, que possuía uma faixa adicional deste mesmo instrumento enriquecida com o maestro Fuzzbox (pedal de distorção feito pela Gibson). Este modelo um dos dois feitos em 1964 possuía a marcação de bolinha, um captador da escala toaster style e um captador na ponte horse shoe style, e (exceto a turnê de 1966 e as sessões de Let It Be) este veio a ser o baixo principal de Paul desde Paperback Writer em 1966 até 1979. McCartney pintou-o com uma pintura psicodélica em 1967 para o ft1me Magical Mistery Tour, vindo a raspá-lo e deixando-o na madeira natural nas gravações do White Album em diante e principalmente nas sessões de Abbey Road.


Gretsch Chet Atkins Country Gentleman

 

 

Harrison usou esta Gretsch pela primeira vez na gravação de She Loves You. O top de linha Chet Atkins da Gretsch tem uma pintura escura (base em anilina) peças douradas, 2 captadores Filter Tron, falsos buracos em forma dele uma alavanca Bigsby. Harrison ficou desesperado quando esta guitarra foi destruída em uma viagem no final de 1965.

 

 

 

 

 

Gretsch Duo Jet

No começo de 1961, Harrison comprou esta guitarra preta, que foi feita no final dos anos 50 com corpo sólido, de um marinheiro em Liverpool, de quem tinha trazido de volta dos EU A. Ela tinha 2 captadores com bobina simples (single coil), escudo prateado equipada com uma alavanca Bigsby Standard. Esta guitarra permaneceu como a sua guitarra básica até Junho de 1963. Ele também adquiriu de imediato uma DuoJet vermelha em 1962, com um escudo preto e com um cordal em forma de trapézio.

 

 

 

 

 

Gretsch Chet Atkins Tenessean

 

 

Outra Gretsch de George, comprada durante 1964, esta tinha um acabamento vermelho-cereja escuro, 2 captadores Hilo 'Tron e a onipresente alavanca Bigsby. Ele usou-a com frequência no LP Beatles For Sale nas canções I'm a Loser, Honey Don't e outras. Essa guitarra foi utilizada como seu principal instrumento na turnê mundial de 1965.

 

 

 

 

 

Gretsch Chet Atkins Nashville

Como Harrison, Lennon estava experimentando novas guitarras. Mas ele começou usando esta Gretsch semi acústica alaranjada nas sessões do LP Revolver em 1966. A guitarra se caracteriza pelo duplo friso e pelos 2 captadores Filter'Tron.

Gibson J160-E

Lennon e Harrison compraram 2 violões elétricos desta linha da Gibson no verão de 1962, em tempo para a gravação em Setembro do primeiro single da banda, Love Me Do. Este violão tem acabamento Sunburst com um captador P90 no final da escala. O J160E é universalmente conhecido como violão Beatle. Ambos usaram seus respectivos J160E em performance 'unplugged", podendo ouvir este som em Norwegian Wood. Este instrumento foi usado quase exclusivamente por Lennnon durante toda a carreira dos Beatles e além dela.

 

 

 

 

 


Gibson SG Standard

Uma grande mudança na sua normal escolha de instrumentos, Harrison escolheu essa SG vermelho-cereja para a maior parte do seu trabalho no LP Revolver e no sing1e Paperback Writer/Rain. Esta SG tem um corpo de mogno, 2 humbuckers e uma alavanca Gibson.


Gibson J200

Esta foi a mudança do J160E, sendo o principal violão das sessões do LP White Album de 1968.

 

 

 

 

 

 

 

 


Gibson Les Paul

Com muita coisa em comum (não apenas esposas) Eric Clapton deu a Harrison certa Les Paul vermelho-cereja, batizada de Lucy, como um presente. Clapton usou-a no solo de While My Guitar Gently Weeps, em que foi convidado. Harrison tocou com a mesma em Sexy Sadie, Cry Baby Cry, Something e na maior parte dos solos do LP Abbey Road, incluindo The End. Mais tarde, a guitarra foi roubada e levada para o México - Harrison foi obrigado a comprar outra Les Paul e trocá-la pela sua amada Les Paul Lucy.

Epiphone Casino

No final de 1964, McCartney comprou uma Casino Sunburst semi acústica de uma loja na Av Shaftesbury , em Londres. Baseada na Gibson ES330, com 2 captadores P90, ela era uma guitarra para destros com uma soleta estilo Gibson e com alavanca Bigsby. McCartney usou-a primeiro no seu solo em Ticket To Ride, na parte do slide em Drive My Car e no solo com influência indiana em Taxman .Impressionados com o novo instrumento de McCartney, Lennon e Harrison também compraram Casinos e usaram-nas bastante nas turnês de 1966. As Epiphones de Lennon e Harrison tinham a soleta em forma de tulipa, com uma diferença entre ambas : a de Lennon tinha o cordal em forma de trapézio e a de Harrison, a alavanca Bigsby. Por volta de 1967, Lennon pintou a guitarra de branco na parte de trás, sendo que este acabamento não era profissional, causando uma certa insatisfação. Portanto, em 1968, John raspou a pintura deixando-a em acabamento natural. Harrison veio a raspar sua Epiphone também, por influência de John e Paul.

 

 

Fender Jazz Bass / Fender Bass VI

Ambos destes baixos foram presentes da Fender, juntamente com Telecasters feitas de jacarandá da Bahia em 1968. 0 Bass VI foi usado por Harrison no promo film Hey Jude, e nas músicas Honey Pie e Birthday, por Lennon em Rocky Raccoon, Back in the USSR e nas filmagens de Let It Be e por McCartney em While My Quitar Qently Weeps. Harrison tocou o Jazz Bass durante algumas das sessões do álbum Abbey Road, fazendo sua primeira aparição sentida em Golden Slumbers / Carry That Weight. McCartney recentemente usou seu Jazz Bass em Real Love.


Fender Stratocaster

Os Beatles manteram-se fora da febre das Fenders, até mesmo porque não queriam ser associados aos The Shadows. Contudo, na primavera de 1965, Lennon e Harrison compraram, cada um, uma Stratocaster pre-CBS azul (Sonic Blue) com tremolos e escala feita com jacarandá da Bahia. Harrison foi o primeiro beatle a usar este tipo em uma gravação, como por exemplo no seu solo em You 're Going To Lose That Girl. Mais tarde, ele usou-a em Nowhere Man e em Fixing a Role, depois de pintar esta Strato com desenhos psicodélicos para o filme Magical Mistery Tour. Vinte e oito anos mais tarde,esta Strato ainda tem este design e traz a marca permanente dos slides de Harrison, podendo-se conferir na recente Free As a Bird.

 

 

 

 


Fender Telecaster

Em 1968, a Fender fez Telecasters com jacarandá da Bahia e deu de presente uma para Lennon e uma para Harrison. Harrison tocou com esta Tele no seu solo em Let It Be e por toda a parte nas sessões filmadas de Get Back em Janeiro de 1969.


Martin D-28

 

 

Lennon & McCartney compraram, cada um, estes violões em 1967. A dupla levou-os para a Índia em Fevereiro de 1968, onde escreveram muitas das canções do LP White Album.


 

 

 

 

 

 

Hofner Lap Steel

Um anônimo Lap Steel, usado por Lennon em For You Blue, isto é o que a maioria dos pesquisadores britânicos e americanos pensam. Este instrumento foi trazido para o Brasil por um músico renomado que tocava muito bem este tipo de instrumento, não se importando de quem realmente este instrumento pertencera e sim pelo instrumento em si. Depois de alguns anos, este instrumento veio a ser vendido na Casa Del Vecchio, onde infelizmente perdi a oportunidade de comprá-lo, mas mesmo assim, não desisti de obtê-lo. Como este tipo de instrumento trabalha com outras afinações e nem todos conseguem tocá-lo vim finalmente por comprar esta guitarra tão singular. Quando Marco Antônio Mallagoli esteve com George em Los Angeles, tocou no assunto sobre o paradeiro deste instrumento e George respondeu que o Lap Steel pertencia a Apple Corps e que tinha sido vendido com todo o equipamento quando a banda se dissolveu em 1970. Logo após a sua volta ao Brasil, Marco Antônio contou-me que George comentou sobre o instrumento dizendo: "Está com o seu com seu amigo que gravou a fita? Tudo bem, é bom saber aonde ela está...". Conhecendo George Harrison como músico e pessoa singular, sei que ele não liga muito para coisas materiais, chegando a dar de presente a sua Fender Telecaster e a sua Fender Pre-CBS a mesma usada no concerto de Bangladesh para o amigo de Peter Sellers. O paradeiro desta guitarra para os pesquisadores é tão obscuro que na Guitar Player americana de Nov'87 sobre as guitarras dos Beatles, o guitar expert Steve Soest, esclarece que nunca tinha visto um Lap Steel como este, mas ele acredita que é um instrumento europeu e que não se parece com nenhum Lap Steel americano. Na revista britânica Total Guitar de Jan'96 na matéria The Beatles Guitars este instrumento é mencionado como uma anônima Lap Steel Européia.

Hofner Violin - 500/1

Em 31 de dezembro de 1960 no Cabash Club em Liverpool, McCartney tocou sua primeira turnê como baixista dos Beatles. Seu primeiro baixo foi um que viria a ser o sinônimo de sua inteira carreira - o Hofner 500/1, ou baixo-violino. A escala do baixo mede 30 polegadas, com acabamento em Sunburst e com os captadores próximos um do outro (ou seja, este baixotinha o captador da ponte deslocado para o meio do instrumento). Esse seu primeiro baixo foi roubado, mas antes disto foi repintado em meados de 1964, com 3 tons de Sunburst e com largas molduras de captadores (não original de fábrica). Ele adquiriu um novo Hofner no final do verão de 1963, que tinha o captador da ponte ao invés do captador da posição do meio.

Um abraço a todos
Marcus Rampazzo
guitar@vintageguitar.com.br
Vintage Guitar Brasil

 

 

<< voltar