Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links


GRETSCH CHET ATKINS “NASHVILLE”

 

6120 Chet
Atkins - 1964

Como comentado em outras matérias , no início dos anos 60 , a briga entre as fabricas de guitarras nos Estados Unidos estava mais forte do que nunca.

A Gibson havia lançado em 1958 a sua série ES Thinline com double-cutaway e a Gretsch para não ficar atrás , resolveu fazer mudanças na sua linha de instrumentos de modo a seguir essa tendência. Então em 1962 , ela introduziu a linha Double-cutaway Electrontone em quase todos seus instrumentos e, no caso específico do seu famoso e bem aceito modelo 6120 Chet Atkins Hollow Body , essas modificações foram tão significativas que praticamente foi criado um novo modelo.

John Lennon usando 6120 Chet Atkins

As principais mudanças foram , a introdução do Electrontone Body , que possuía uma profundidade de 2 polegadas e 15 ½ polegadas de largura , e os f-holes foram convertidos de reais ( furados) para falsos ( pintados) , na verdade , uma idéia do próprio Chet , já utilizada desde 1958 na Country Gentleman para criar o Tone característico que o Chet fazia na época. Hoje em dia muita gente se refere à esse modelo com Gratsch Nashville , mas o nome correto é 6120 double cutaway Chet Atkins Hollow body , apara os instrumentos fabricados de 1962 à 1966.

 

 

6120 Chet
Atkins - 1964

Somente em 1967 a fabrica passou a chamar esse modelo de Chet Atkins Nashville , como vem escrito na placa presa ao headstock e no escudo , onde esta escrito Chet Atkins Nashville .Os captadores continuavam a ser os Filtertrons dourados , mas para montá-los , já que os f-holes foram fechados , a Gretsch teve que usar um artifício já usado nas Country Gentleman.

Headstock 6120 Chet Atkins - 1964

Fazer uma abertura na parte de trás da guitarra . Essa abertura era fechada com um pedaço de plástico branco normalmente em formato oval e depois , colocado por cima um pedaço circular de vinyl preto com a borda dourada , chamado de padded back covers. Outras duas novidades apresentadas em 1962 , foram o botão de Stand by que quando movido para um dos lados , a guitarra era “desligada” e assim evitava-se a microfonia e a locomoção pelo palco ficava mais tranqüila e o Muffler , que era uma abafador que ficava próximo .

Em 1967 , já com a Gretsch passando a designar o modelo com Chet Atkins Nashville , ouitra mudança começou a ser feita. Os botões passaram a ser de aluminio. Por volta de 1970 , ou seja , um pouco depois da Baldwin assumir o controle , pequenas mudanças foram notadas como por exemplo os escudos que ficaram com a ponta mais quadrada.

 

Essa é a fase de transição entre as verdadeiras Gretsches e a Era Baldwin , que se materializa em 1972 quando toda a linha é reprojetada e os numeros dos modelos são trocados , passando nesse caso de 6120 , para 7660 “Nashville” até ser tirada de linha em 1975. Essa guitarra e as fotos pertecem ao nosso amigo e colaborador Chema Rios.

Um abraço

Fernando Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br

<< voltar