Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links

JEFF BECK

Este mês estamos iniciando na seção artigos , uma parte dedicada a analisar algumas guitarras que ficaram famosas por estarem associadas à guitarristas fora-de-série. E para começar , ninguem menos que JEFF BECK ! Textos e fotos do nosso colaborador Alexandre Calamari

Jeff Beck e a Tele-Gib e a Les Paul Chocolate Brown

Quando bom gosto, estilo, atitude e inovação se encontram, você sabe que está ouvindo Jeff Beck.Seu toque, umas vezes refinado, outras ultra-agressivo é imediatamente reconhecível, independente do instrumento em que estiver tocando. Bastam algumas notas, ou uma rápida passagem. O homem é único.
Mas como sabemos, sempre há "pequenos detalhes técnicos" por trás de um guitar hero...

Desta vez vamos conhecer duas, das muitas preciosidades que já passaram pelas mãos do inglês em questão.Pelo que consta, Jeff começou com a Strato, Passou para a Telecaster
(uma Esquire na época do Yardbirds), ficou algum tempo com as Les Paul e acabou voltando para a boa e velha Stratocaster. Mas no meio do caminho, duas guitarras marcaram o som de Beck por serem absolutamente distintas. Estamos falando da Tele-Gib e da Les Paul Chocolate Brown. Instrumentos únicos.

A Les Paul Chocolate

Em 1974 um rapaz entrou numa loja de instrumentos no Mississipi, a Starz Guitarz, e fez a encomenda: "Quero o acabamento desta guitarra em Chocolate Brown, troque as peças cromadas por douradas, coloque um par de Humbuckers Gibson, pretos, sem cobertura e remodele o braço, para que fique mais fino".O rapaz tinha em mãos uma Gibson Les Paul Goldtop '55. Quando voltou para buscar sua criação o sujeito não gostou do que viu e a guitarra acabou ficando na loja.Algumas semanas depois Mr.Jeff Beck, que estava gravando no Transmaximus Studios de Steve Cropper, aparece na Starz. Ele estava atrás de uma nova Les Paul para substituir a que lhe havia sido roubada. Jeff experimentou várias, mas nenhuma lhe agradou. Perto da desistência, resolveu experimentar a Les Paul reformada. Amor ao primeiro bend.Jeff levou a guitarra e com ela excursionou com o Beck, Bogart and Appice e gravou o antológico Blow By Blow (produzido por George Martin) .

Um detalhe importante sobre esta guitarra é para as sessões de Blow By Blow, Jeff queria uma Les Paul que pudesse soar como uma Strato, assim o circuito antigo Gold Top ganhou uma chave que dividia os Humbuckers em 2 single coils, possibilitando ao guitarrista optar pelo timbre desejado.Mas nem sempre temos um final feliz.Poucos anos depois, Jeff Beck acabou voltando a Starz Guitarz procurando por outra Les Paul. Sua Chocolate Brown havia se acidentado nas mãos de um roadie e o braço partiu no meio. Very sad. . .

Ouçam esta guitarra em She's A Woman do disco Blow by Blow de '75. O lado 'selvagem' desta Les Paul está registrado nos dois álbuns do Beck, Bogart & Appice.Ouçam!

A Tele-Gib

1974 parece ter sido um ano especial para a generosa coleção do guitarrista.
Desta vez, Jeff estava em Londres, gravando com o Beck, Bogart & Appice. O estúdio da CBS ficava a duas quadras da Fender Soundhouse, onde trabalhava o jovem Seymour Duncan.
O próprio Seymour conta que, na ocasião, quando ficou sabendo que seu ídolo estava na área quis presenteá-lo com uma nova guitarra.

"Eu queria oferecer a Jeff um instrumento que tivesse o timbre de uma Les Paul, porque eu adorava o som que ele tinha no álbum Truth. Eu não tinha grana pra uma Les Paul, então montei a Tele-Gib para ele. . ."

A Tele-Gib começou como uma Telecaster '59, com escala em rosewood. A guitarra havia sofrido algumas modificações e estava em péssimo estado. Seymour começou removendo a escala destruída e em seu lugar colocou uma escala em maple, cortada a mão. Manualmente também, Seymour fez os cortes para os trastes. Optou por instalar trastes largos, tipo Gibson.O próximo passo era encontrar algum material para cortar o escudo. Uma fábrica de plásticos perto dalí resolveu o problema. Escudo cortado e posicionado, era hora dos captadores.Seymour, em algum lugar, conseguiu um par de PAF '59 de uma Gibson Flying V toda arrebentada, que havia pertencido a Lonnie Mack. Os captadores haviam sido danificados na remoção das coberturas. Seymour resolveu enrolá-los a mão.



"Usei um arame mais espesso para o captador do braço. No captador da ponte, usei um arame mais fino por que eu precisava de umas voltas extras ao redor da bobina para aumentar a sustentação, os harmônicos e a saída."

O captador do braço era 'zebrado' preto e creme e o da ponte era todo creme.
Os captadores foram colocados no escudo com um par de máscaras de humbucker (neck) creme, também da Gibson.Seymour tinha uma ponte de Tele com os saddles em bronze que ele havia ganhado de Roy Buchannan e resolveu que era hora de fazer bom uso do presente. A ponte foi cortada para que o PAF '59 pudesse ser instalado.Seymour ainda desmontou um telefone velho para suprir algumas peças para a montagem do seletor e dos controles de volume e tonalidade.

Finalmente o 'Frankenstein' foi entregue. Jeff adorou o instrumento.
Como agradecimento, o guitarrista entregou a Seymour um saco com três Fenders antigas e disse: "Escolha uma e conserte as outras duas." E foi assim que a Telecaster Esquire que Jeff usou nos Yardbirds foi parar nas orgulhosas mãos de Seymour Duncan.

Bem, voltando a Tele-Gib, Jeff usou-a no Blow by Blow e, junto com a Chocolate Brown, essa passou a ser sua guitarra principal até ele optar novamente pelas Stratocasters.Mas essa é outra história . . .

Ouçam a Tele-Gib em 'Cause We Ended As Lovers do álbum Blow by Blow e
Freeway Jam do mesmo álbum.
Assistam o instrumento em ação, com Jeff Beck ao lado de Eric Clapton
no vídeo "Secret Policeman's Other Ball".

Alexandre Calamari
Colaborador

<< voltar